
A Black Friday já está consolidada no calendário brasileiro e há ótimas expectativas para 2023.
Trata-se de uma excelente oportunidade para ampliar os negócios, mas para isso é necessário investir melhor no planejamento das ações para o período.
É um momento muito esperado pelos consumidores, que se planejam o ano inteiro para comprar produtos que gostariam com preços mais acessíveis, e os lojistas, podem ampliar as vendas e conseguir clientes novos.
Desde que chegou ao país, em 2012, a data acumula recordes de vendas todos os anos, incentivados pela segurança dos consumidores que segue aumentando. Um estudo realizado pelo Google confirmou que os brasileiros já enxergam a data de uma forma mais positiva. Isso só demostra que aproveitar a Black Friday já deixou de ser questão de escolha, tornou-se uma obrigação para as empresas que desejam aumentar seu faturamento.
Portanto, se você, quer aproveitar a data para aumentar suas vendas, aqui vai algumas dicas de como se preparar e fazer mais vendas.
- Planeje a sua estratégia de marketing digital
- Oferta de kits de produtos ou serviços com o uso de ferramentas que ajudem o cliente a visualizar outras opções no momento da compra.
- Entregas rápidas é um gatilho interessante para esse período. Muitas lojas promovem produtos nessa época, mas a entrega tem um prazo maior do que o convencional. Então, quem conseguir se destacar nesse ponto tende a levar vantagem sobre a concorrência.
- Analise previamente o preço dos concorrentes. As negociações com os fornecedores devem ser realizadas com antecedência, de forma que o e-commerce possa oferecer condições realmente especiais, sem prejudicar, obviamente, as margens do seu negócio.
- Descrição de produtos. A concorrência é acirrada no período. Portanto, é preciso obter vantagens competitivas. Boas descrições de produtos cumprem essa função.
- Ações promocionais. Além de preparar de forma apropriada as ações promocionais, elas devem ser comunicadas com eficiência. No e-commerce, a ambientação da liquidação depende dos banners e da criação de páginas especiais para destacar os itens em oferta.
- Faça pré-campanhas.
- Pense em todas as etapas de vendas.
- Aumente seu estoque.
- Foque em engajar as redes sociais.
- Comece a divulgar sobre a data nos anúncios
- Reveja a estrutura do seu site.
- Esteja atento aos canais de comunicação.
- Estratégias de retenção. Sim, o foco da Black Friday é o aumento de vendas no período, mas isso não significa que a loja virtual deva ignorar a importância das estratégias de retenção. Explorar a base de clientes conquistada nessa época é uma das garantias de que a operação vai conseguir valorizar a recompra e trabalhar para que aquele cliente se torne um promotor da marca.
A Black Friday pode promover o seu negócio e trazer resultados expressivos. Então, se planeje com antecedência e aproveite!